• Presentes para o Dia da Mãe até 30 Euros

    Como sempre, o Dia da Mãe é sempre no primeiro domingo de Maio, e este …

  • Dia do Pai: presentes para comprar online

    Mais um ano que se celebra o Dia do Pai em casa devido à pandemia causada …

  • Dia dos Namorados: presentes para ela e para ele

    Neste artigo, apresento as minhas sugestões de presentes para o Dia dos Namorados.

  • Como misturar padrões em almofadas?

    Neste artigo, mostro as diferentes maneiras de como misturar padrões em almofadas, seja no …

  • 10 dicas para ganhar auto-confiança

    Muitas vezes, em determinados contextos, olhamos para os outros e achamos que são pessoas cheias de confiança, mas nós não. E sempre que tentamos agir com auto-confiança, surgem pensamentos que nos tornam ainda mais inseguros, o que complica ainda mais a situação. Mas é possível tornarmo-nos pessoas mais confiantes. Aqui no blog já tinha falado como comecei a tornar-me mais motivada e com mais auto-estima desde que comecei a seguir 10 dicas para combater a preguiça e a procrastinação.

    Nesta artigo, venho falar-vos de dez dicas para ganhar auto-confiança de maneira mais fácil.

    Ignorar as expectativas dos outros é uma das dicas para ganhar auto-confiança.

    1- Sorrir é uma das dicas para ganhar auto-confiança

    De facto, ao sorrir aumentamos a nossa auto-confiança porque o sorriso faz-nos sentir bem e felizes. Assim, estando de bom-humor, aumentamos a nossa confiança. Pensamos menos em problemas e tornamo-nos menos pessimistas. Aceitamos a maneira como somos, e apreciamos as nossas características.

    2- Reconhece as tuas competências

    Para se ter auto-confiança é importante fazermos uma auto-avaliação para sabermos aquilo que fazemos bem e o que não fazemos bem. Sabendo isso, somos capazes de melhorar aquilo que não sabemos fazer bem e evitamos as situações que nos colocam desconfortáveis. Ao saber em que atividade somos bons, permite nos saber melhor em que área nos podemos destacar, e podemos até confiar em pessoas que fazem bem aquilo que não fazemos tão bem.

    3- Usar a melhor roupa

    Ou seja, devemos vestir peças (seja um vestido, camisa, sapatos) que nos fazem sentir bem e confortáveis. É muito importante também cuidarmos da nossa aparência.

    4- Não fazer comparações

    Uma das dicas para ganhar auto-confiança baseia-se no facto de que nunca nos devemos comparar a outras pessoas, porque cada pessoa é única: nós não temos o mesmo percurso que as outras pessoas com que nos comparamos, não temos as mesmas oportunidades que as outras pessoas e não temos as mesmas ferramentas. Temos de estar cientes que não podemos ser perfeitos em tudo e não podemos ser iguais a outras pessoas. Devemos tentar ser a melhor versão de nós mesmos.

    5- Ignora as expectativas dos outros

    Em muitas ocasiões, temos inseguranças porque tentamos sempre corresponder a um padrão estipulado por alguém.

    Não importa o que as outras pessoas esperam de nós, pois apenas nós sabemos do que somos capazes de fazer, aquilo que estamos a atravessar e por aquilo que já passámos.

    Só nos vamos sentir bem e mais auto-confiantes quando nos libertarmos das expectactivas dos outros, porque não temos que provar nada a ninguém.

    6- Enumera 10 qualidades que te fazem sentir bem

    Uma das melhores dicas para ganhar auto-confiança consiste em fazer uma lista de 10 coisas que gostas em ti e que sabes em que és bom. Se olhares para esta lista todos os dias, a tua confiança vai aumentar ao longo do tempo.

    7- Inviste em temas de conversa que dominas bem

    Se costumas sentir-te insegura em eventos sociais, há um truque que ajuda a melhorar a situação: fala de temas que domines bem.

    8- Identifica as tuas paixões

    Se o teu trabalho e a rotina diária ocupam muito tempo da tua vida, chegou o momento de parar e reconduzir o teu caminho. Não podemos perder os teus sonhos!

    A oitava dica para ganhar auto-confiança é identificar os teus maiores sonhos e paixões, e investe nessas áreas (por exemplo, eu continuei a dançar ballet agora já em adulta porque sempre tive o sonho de dançar ballet). A tua vida ganha mais significado, e ao investires nessas áreas, vais ter mais segurança e mais confiança.

    9- Pede a alguém próximo uma opinião sobre ti

    Se perguntares a alguém próximo a opinião dela sobre ti , com certeza irás ouvir qualidades sobre ti que nem tu própria poderias não encontrar. É uma das melhores dicas para ganhar auto-confiança.

    10- Sê tu mesma

    Quando ages sendo tu mesma, então percebes que as máscaras que usaste ao longo do tempo eram o maior impedimento para a tua confiança.

    A última das dicas para ganhar auto-confiança é libertares-te das comparações e juízos de valor e desapegares-te da insegurança, porque cada um de nós tem um talento e valor únicos, e deixa que a tua auto-confiança brilhe!

    1 Comment

    1. 2 de Fevereiro, 2021 / 20:29

      Que dicas excelentes! Eu confesso que tenho sentido dificuldade em encontrar a minha confiança mas vou por em prática algumas das tuas dicas 🙂

      Um beijinho*

      https://by-pattyy.blogspot.com/

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *